sábado, 30 de abril de 2011

INCLUSÃO SOCIAL

Este nome está por toda parte: "Inclusão Social".

E nós o que estamos fazendo para contribuir?
Ou só buscamos status social dentro desse contexto?
Não é moda, não temos que nos preocupar devido ser uma tendência, ou até mesmo para nos identificarmos dentro da sociedade como pessoas boazinhas ou solidárias. Precisamos sim buscar soluções que tragam resultados, que demandem benefícios para os portadores de necessidades especiais. São milhares de crianças "jogadas" nas escolas à mercê da educação mal qualificada.
Os profissionais da educação precisam buscar soluções dentro das qualificações, em cursos de inclusão.
Temos hoje a Tecnologia Assistiva, que são recursos tecnológicos para portadores de necessidades especiais nas mais variadas formas; que bem utilizada poderá trazer aprendizagem, conforto e inclusão digital para essas pessoas, podendo assim se incluir no meio social de forma universal.
Temos a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, onde o portador de deficiência auditiva poderá se comunicar de forma prazeroza, proporcionando assim o seu bem estar.
Sabemos que nada é fácil, mas com certeza os resultados nos compensam qualquer sacrifício, por maior que seja, e se analisarmos o sacrifício maior não é nosso, dos educadores, mas daqueles que precisam dessas soluções, e que com certeza não medem esforços para alcançar seus objetivos.
E não há nada mais gratificante que proporcionar o bem estar a uma pessoa que enfrenta tantas barreiras, mas ainda com um sorriso nos lábios.

Não deixe de lado essa questão, não se considere pequeno, procure se atualizar, busque soluções, debata sobre o assunto, abrace esta causa, juntos poderemos mover montanhas.

Valéria Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário