sexta-feira, 13 de maio de 2011

TECNOLOGIA ASSISTIVA

A PARTIR DE AGORA VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA



Tecnologia assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar os serviços e recursos que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com necessidades especiais, e consequentemente promover vida independente e inclusão.

Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com necessidades especiais. Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com necessidades especiais, a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos.
Recursos
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluídos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivos para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxílios visuais, materiais protéticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponíveis comercialmente.
Serviços
São aqueles prestados profissionalmente à pessoa com NE visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos.
Os serviços de Tecnologia assistiva são normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas áreas, tais como: Fisioterapia, Terapia ocupacional, Fonoaudiologia, Educação, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia, Arquitetura, Design, Técnicos de muitas outras especialidades.
Encontramos também terminologias diferentes que aparecem como sinônimos da Tecnologia Assistiva, tais como “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia de Apoio“, “Tecnologia Adaptativa” e “Adaptações”.

Objetivos da Tecnologia Assistiva
Proporcionar às pessoas com necessidades especiais maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
Fonte: assistiva.com

Na próxima semana vamos apresentar as categorias da tecnologia assistiva, não deixe de seguir-nos.


Valéria Campos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário