sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bullying, Conscientizar, a começar por mim.

Falar sobre Bullying, um tema tão atual, não é uma tarefa fácil, contudo precisamos estar disponiveis para tal tarefa.
Felizmente, esse assunto vem avançando a cada dia e com isso uma infinidade de materiais vem sendo disponibilizados para um melhor conhecimento do assunto.
O conhecimento deste tema é indispensável para haver um apoio de conscientização. Os profissionais que atuam na área de educação precisam de embasamento para que possam levar ações para dentro das instituições de ensino e ambientes familiares. Pois, os educadores precisam ser os primeiros a se conscientizarem, a se policiarem para não terem atitudes semelhantes nos momentos de conflitos e desafios da sala de aula.
A integração familia e escola é um grande passo para agregar e trabalhar valores com as crianças e adolescentes, pois estas são instituições de base para a formação do ser humano!
A punição não é a ação mais eficiente, pois a impressão que tenho é que quanto mais há punição, mais o sujeito se rebela e tem "prazer" em provocar o adulto. Ao invés de punir, podemos aproveitar as linguagens artisticas que chamam a atenção, como: peças teatrais, músicas, leituras, debates...
Recolher as opiniões das crianças e adolescentes sobre o tema, incluí-los no assunto, fazendo com que se sintam importantes, com valor perante a sociedade. Ao inclui-los tornamos, enquanto educadores, a questão mais discutida e acaba um cobrando do outro uma conduta adequada!
Nem sempre a conscientização nos traz resultados a curto prazo, mas precisamos perseverar! Jamais desistir!
É muito estimulante ver que cada vez mais surge uma movimentação da sociedade à causa anti-bullying em nosso país! Essa movimentação demonstra uma insatisfação, uma intolerância da sociedade!

Profª. Lara Conceição de Lima Carvalho de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário